segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Energia dos mares: França investe 133 milhões de euros em programa de pesquisa e desenvolvimento

Plataforma interdisciplinar France Energies Marines deve impulsionar tecnologia e alavancar geração elétrica em águas marinhas

Turbina hidroeólica da central “L’Arcouest” em teste na baía de Douarnenez, Brest, França (FOTO: Philippe Dureuil/TOMA/EDF)

A França aposta alto na energia dos mares e oceanos. Anunciado pelo governo em 2009 e inaugurado recentemente, o programa France Energies Marines consiste de uma gigantesca plataforma de P&D – reunindo profissionais da indústria, pesquisadores e agentes públicos – com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da geração elétrica baseada em águas marinhas.

Este programa é o cerne do recém-criado Instituto de Excelência em Energias de Baixo Carbono (IEED, na sigla francesa), que vai centrar esforços em cinco nichos tecnológicos de origem física (e não biológica, como as algas): energia eólica offshore em base fixa, eólica flutuante, hidroeólica, maremotriz e termodinâmica.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Competitividade Setorial: especialista condena deliberação do Conselho de Energias Renováveis

‘É uma posição equivocada e superficial [descartar certame para a contratação de usinas solares]’, diz Lisboa 

http://www.ilovequotes.us/category/solar/

Um dos 19 conselhos criados recentemente pelo governo federal no âmbito do Plano Brasil Maior, o de Competitividade Setorial de Energias Renováveis (CCSER), teve suas primeiras deliberações fortemente criticadas pelo engenheiro da Cemig, Alexandre Heringer Lisboa.

Em artigo publicado no site do GESEL (Grupo de Estudo do Setor de Energia Elétrica da UFRJ), Lisboa – renomado pesquisador e especialista em energias renováveis – contestou a argumentação do CCSER para não considerar a possibilidade de contratação de usinas solares em nosso país.

“Nenhuma política de inovação e competitividade se faz sem um investimento da sociedade. Se a inovação é incompleta é preciso incentivos e apoio do Governo e das empresas; se é completa, mas não trouxe a competitividade esperada, é porque a tecnologia não é a adequada à conjuntura vigente”, diz Lisboa.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Ranking de eficiência energética: Brasil é o décimo entre as doze maiores economias

Melhor desempenho no uso eficiente da energia é do Reino Unido, seguido por Alemanha e Itália 

Cidade de São Paulo http://scottbrownscerebralcaffeine.wordpress.com/tag/sao-paulo-brazil/

Segundo o relatório do Conselho Americano para uma Economia de Energia Eficiente (ACEEE, em inglês), divulgado recentemente, o Brasil aparece na última posição dos top ten das maiores “economias verdes” do mundo.

Do quarto ao nono lugar estão Japão, França, União Europeia, Austrália, China e Estados Unidos; Canadá e Rússia ocupam as duas últimas posições, completando as doze maiores economias do mundo avaliadas. Juntas, elas representam 78% do PIB do planeta e 63% do consumo de energia global.

O levantamento da ACEEE levou em conta quatro setores estratégicos – com alta demanda de energia e mais susceptíveis a ações de uso eficiente – aos quais foram atribuídos “pontos” que totalizam 100: transporte (23), indústria (24), edificações (28) e “esforço nacional” (25).

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Crítica midiática: mediocridade do Manhattan Connection é alvo de cientista brasileiro

'A leviandade com que trataram [o bóson de Higgs] deveria fazê-los corar', diz Shellard

http://www.guardian.co.uk/science/2012/jul/04/higgs-boson-discovery-real-work 

Físicos contra a “arrogância da ignorância” do Manhattan

Enviado por luisnassif, qui, 12/07/2012 - 15:45
De: RONALD CINTRA SHELLARD
Quarta-feira, 11 de Julho de 2012
Assunto: MANHATTAN CONNECTION - CRÍTICA - 11/07/2012

Caros jornalistas,

Lamentável sua abordagem sobre o bóson de Higgs, exibindo um dos piores aspectos da natureza humana, que é a arrogância da ignorância! Que o assunto é dificil de explicar, não há dúvida. Mas achar que os países europeus iriam gastar bilhões de dólares para cavar um túnel (aliás informação equivocada) é (escolha o adjetivo apropriado, não quero ser ofensivo!). Lembro apenas que estão recebendo este mail porque no CERN inventaram uma coisa chamada www, que afeta a vida de todos nós. Se algum de vocês teve que passar por um tomógrafo, lembre-se de que é um detector de partículas. A eletrônica rápida que hoje está nas câmaras que os estão filmando, vem de desenvolvimentos associados a esta descoberta. A gama de tecnologias que direta ou indiretamente estão associadas ao processo que levou à descoberta do Higgs é imensa. E esta é uma das razões que levam os países a investirem bilhões "num buraco"!