sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mudança climática: temperatura média em 2012 está entre as dez maiores já registradas, diz OMM

Um ano de inúmeros fenômenos extremos, que afetaram milhares de pessoas mundo afora

http://econews.com.au/news-to-sustain-our-world/shift-in-climate-change-attitudes-for-world-economists/

A temperatura média da superfície terrestre avançou 0,45ºC no ano passado em relação ao valor médio calculado para o período 1961-1990, que foi de 14,0ºC. 

Isto significa que 2012 foi o 9º ano mais quente desde a primeira estimativa da temperatura global, com dados de 1850. A conclusão está no informe anual sobre o estado do clima global, da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado ontem.

Nos últimos 27 anos, a temperatura média do globo (de continentes e oceanos) esteve acima do valor de referência obtido para o intervalo de quatro décadas, a partir de 1961. Os últimos 12 anos estão entre os 13 mais quentes já registrados. 

O fenômeno La Niña, observado nos primeiros meses de 2012 – e que normalmente tem como efeito o resfriamento do clima – não foi suficiente para impedir o incremento de quase meio grau na temperatura global. 

“Embora o ritmo do aquecimento varie de um ano a outro – devido à variabilidade natural do clima induzida pelo El Niño, erupções vulcânicas e outros fenômenos – este aquecimento da atmosfera baixa é preocupante”, alerta Michel Jarraud, Secretário Geral da OMM. Para Jarraud, esta tendência deve continuar, acompanhando a elevação contínua das emissões de gases de efeito estufa. 

O comunicado destaca que a mudança climática não relacionada a causas naturais intensifica a ocorrência de fenômenos extremos e amplifica os seus efeitos. Torna-se, ainda, uma fonte de incerteza para setores econômicos sensíveis ao clima, como agricultura e energia (geração hidráulica). 

Cita como exemplo a elevação atual do nível do mar, de 20 cm em relação a 1880, o que provocaria inundações muito maiores em zonas costeiras, em caso de fortes tempestades como o furacão Sandy, que vitimou mais de 100 pessoas no Caribe e 130 nos Estados Unidos. 

Outros fenômenos extremos ocorridos em 2012 e mencionados pela OMM foram: o tufão Bopha, que atingiu as Filipinas duas vezes; secas extremas na América do Norte, Rússia e América do Sul; fortes inundações no oeste africano; condições extremas de frio e neve que afetaram populações da Europa, África do Norte e Ásia. 

O Nordeste brasileiro amargou sua maior seca em 50 anos, afetando os habitantes de 1.100 municípios. No Brasil e na América do Sul, a temperatura média em 2012 ficou entre 1ºC e 2ºC acima do normal. 

“É preciso aprofundar nossos conhecimentos sobre o comportamento mutante dos fenômenos meteorológicos e climáticos extremos devidos ao aquecimento do clima, como também ajudar os países situados em zonas vulneráveis a melhor gerir os riscos ligados ao clima, aprimorando os sistemas de alerta”, destaca a OMM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário