terça-feira, 7 de julho de 2015

Suécia: telhas transparentes para melhorar geração de eletricidade solar e aquececimento de água

Experiência mostra que energia solar produzida equivale ao dobro do consumo elétrico de uma residência sueca típica

Telhas transparentes da Soltech Energy
http://www.soltechenergy.com/sv/om-oss

A inovadora tecnologia visa melhorar o aproveitamento da radiação solar incidente nos telhados.

As telhas transparentes funcionam para reduzir perdas tanto em painéis fotovoltaicos, como em coletores solares térmicos.

O engenhoso telhado solar foi instalado em uma creche de Estocolmo e produziu em um ano 48.000 kWh de energia, ocupando uma área de 150 m2.

A energia produzida atendeu totalmente a demanda de energia do estabelecimento. Equivale ao consumo elétrico de 480 mil lampadas de 100 W acesas durante uma hora, ou a duas vezes o consumo elétrico residencial médio na Suécia.

A inovação tecnológica, criada pela empresa sueca Soltech Energy, foi patenteada como Swedish Solar Thermal Light Absorption Technology.

Telhado solar inovador: telhas transparentes servem de cobertura de painéis fotovoltaicos e de coletores térmicos
http://www.soltechenergy.com/sv/om-oss

Podendo ser instalado em qualquer tipo de edificação, o conjunto telhas transparentes/sistema solar tem como principais vantagens a estética e o fato de poder gerar energia (térmica e/ou elétrica), mesmo sob céu nublado.

Suas principais desvantagens são o elevado peso e o alto custo­­ de investimento, estimado em alguns milhares de euros, para um telhado solar de 150 m2.

O peso do conjunto é entre 3 e 4 vezes maior que o de uma instalação fotovoltaica convencional. Por outro lado, significa maior resistência a choques e intempéries e, portanto, maior vida útil.

O telhado solar da Soltech Energy poderá futuramente ser usado como um sistema combinado de geração fotovoltaica e produção de calor, para fins de climatização ou aquecimento sanitário de água.

Células fotovoltaicas com tecnologia de “camada fina” poderiam ser integradas às telhas transparentes e, simultaneamente, servir de cobertura de coletores solares térmicos, posicionados abaixo delas.

No entanto, seu rendimento energético (inferior a 5%) ainda está longe de se tornar competitivo; estas células são atualmente objeto de pesquisa e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário