segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pulmão de ar condicionado solar entra em operação na Paraíba

Maior campo de coletores solares já instalado no Nordeste é inaugurado em João Pessoa, como parte de projeto pioneiro na América Latina

FOTO: Antonio Pralon
Pesquisadores do Laboratório de Energia Solar (LES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a empresa Solar Tech, colocaram em operação no último dia 20 um campo de coletores solares especiais - de 120 m2 de área de captação - o qual é parte integrante de uma central de ar condicionado projetada para funcionar com até 70% de energia solar.

O sistema baseia-se em "adsorção" - processo oriundo da indústria química - onde um fluido interage com um meio poroso adsorvente, produzindo efeito frigorífico.

Segundo o coordenador do projeto, professor Antonio Pralon, o equipamento que acaba de entrar em operação é o "pulmão" do ar condicionado solar; é nele que os raios de sol são captados e transformados na energia que vai acionar os módulos adsorvedores - o "coração" do sistema, responsável pela produção de frio - explica o pesquisador.

O campo de coletores - instalado sobre um telhado de 220 m2 - é formado por 76 unidades de um coletor solar de alta eficiência, que alimentam com água quente um reservatório de 7 mil litros. O complemento de energia térmica necessária para o ar condicionado funcionar é fornecido por um pequeno aquecedor a gás.

FOTO: Antonio Pralon
De acordo com o professor Pralon, em dias de céu aberto a energia fornecida pelo gás equivalerá a cerca de 30% do total. A instalação piloto em desenvolvimento na UFPB fornecerá ar refrigerado para quatro salas de laboratório do Setor de Instrumentação e Controle do LES.

O projeto envolve diversas áreas da engenharia, como mecânica, elétrica e eletrônica, mas dele participam também pesquisadores com formação em física e informática. A equipe coordenada pelo professor Pralon conta com vários alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPB, além de professores da própria UFPB e de outras instituições de ensino superior (UFS, Universidade Estadual de Pernambuco, IFET-PE e IFET-BA).

O projeto - único na América Latina - tem recebido apoio financeiro do Ministério de Ciência e Tecnologia, através do CNPq. A previsão do professor Pralon é de que até o final de 2011 o protótipo de ar condicionado solar do LES deverá estar em pleno funcionamento, com todos seus componentes interconectados e monitorados, dando início aos testes de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário