domingo, 19 de dezembro de 2010

Cecilia Sophia Anna Maria Kalogeropoulou

Maria Callas

http://www.lanesville.blogger.com.br/Maria%2520Callas.JPG&imgrefurl=

Se estivesse viva, Maria Callas teria completado 87 anos no último dia 2.

Filha de imigrantes gregos, a nova-iorquina Callas estudou canto no Conservatório de Atenas. Sua estréia na Itália foi em Verona, em 1947, interpretando a ópera La Gioconda, de Amilcare Ponchielli. Um ano depois, a soprano já se notabilizava no cenário internacional como protagonista de Norma, ópera de Vincenzo Bellini, estreada em Florença.

A partir de 1950, sua presença foi freqüente nos palcos dos mais renomados teatros do mundo, como em Milão, Londres e Nova Iorque (La Scala, Convent Garden e Metropolitan).

Callas aos 47 anos (http://www.pisqa.com/wp-content/uploads/2010/12/Maria-Callas-in-April-1971-in-Paris-300x300.jpg&imgrefurl=)

De temperamento forte e perfeccionista com o desempenho de sua voz, Callas teve uma vida pessoal conturbada, agravada pela fragilidade de sua saúde. Em 1965, durante uma apresentação de Norma, em Paris, desmaiou antes de completar o terceiro ato. Cantou pela última vez em 1974, no Japão.

A maior cantora lírica do século XX viveu incompletos 54 anos. Morreu em Paris, em 16 de setembro de 1977, em decorrência de um ataque cardíaco.

No vídeo abaixo, Maria Callas interpreta “Suicídio!”, da ópera Gioconda. Vale a pena conferir.

Um comentário: