Aquecedores
solares em pousada na ilha de Santorini, Grécia; um dos países onde a energia solar
é mais utilizada (FOTO: Antonio Pralon)
é mais utilizada (FOTO: Antonio Pralon)
Às vésperas do equinócio – momento em que dia e noite tem igual duração em todos os pontos do planeta – a energia solar estará no centro das atenções de pesquisadores, engenheiros, arquitetos, ambientalistas, empresários, gestores públicos, professores e estudantes, procedentes de vários países.
Sob patrocínio da Sociedade Internacional de Energia Solar (ISES, em inglês), acontece, de 18 a 21, a V Conferência Latino Americana (CLA) – em paralelo ao IV Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) – e, de 18 a 20, o EuroSun 2012.
Criada há 58 anos, em Phoenix, Arizona (EUA), a ISES edita o periódico mais influente do mundo na área solar, o Solar Energy, e também a revista Refocus, para associados.
Em parceria com a ISES do Brasil, a Associação Brasileira de Energia Solar (Abens) promove a quarta edição do CBENS – o maior evento científico nacional da área – que acontece no Memorial da América Latina, na capital paulista. Belém (2010), Florianópolis (2008) e Fortaleza (2007) sediaram as edições anteriores.
O IV CBENS e a V CLA-ISES tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações e experiências entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, órgãos governamentais, agentes do setor elétrico e entidades civis, dos países do continente latinoamericano.
Durante o evento, haverá palestras (proferidas por especialistas convidados) e trabalhos técnico-científicos serão apresentados e discutidos. No programa constam, ainda, mesas redondas, minicursos e mostra tecnológica.
Entre os temas a serem tratados, estão diversas formas de conversão da energia solar, como a térmica/termodinâmica, fotovoltaica, eólica, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas e energia de marés e ondas.
Além disso, no cerne do IV CBENS e da V CLA-ISES estarão as políticas energéticas do Brasil e demais países da América Latina, que possam impulsionar a inserção sócio-econômica das chamadas tecnologias limpas, como também seus eventuais impactos sócio-ambientais.
Em terras croatas, na costa do Mar Adriático – sob o mote "Energia Solar para um Futuro Brilhante" – o EuroSun 2012 vai abordar seis grandes áreas temáticas: sistemas de aquecimento solar; sistemas de resfriamento solar; energia solar nas edificações; componentes de sistemas solares; eletricidade solar e outras aplicações; e marco legal, certificação, potencial energético, engenharia e economia de sistemas de energia solar.
Este blogueiro apresenta no evento europeu os avanços de um projeto de P&D de um ar condicionado solar de 20 kW. O projeto, em andamento no Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal da Paraíba, é pioneiro na América Latina.
You might be qualified for a new government sponsored solar program.
ResponderExcluirDetermine if you are eligble now!