quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Estudo mostra que mídias sociais no Brasil são pautadas por mídia tradicional

Conteúdo original gerado por blogs independentes que vai para grande mídia comercial é irrelevante, diz agência JWT

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Uma pesquisa inédita da JWT – 2ª maior agência de propaganda do país, segundo o Ibope – revelou que as mídias sociais são ainda muito pouco influentes no Brasil.

O resultado do estudo é um dos temas da Social Media Week – um fórum de debates sobre as tendências das mídias sociais – organizada pela universidade paulista FAAP, que acontece esta semana em São Paulo e simultaneamente em outras oito cidades dos EUA, Europa e Ásia.

Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos, onde os blogs independentes geram conteúdo original que pautam a grande mídia comercial, “no Brasil eles são muito pouco relevantes", diz o vice-presidente de planejamento da JWT, Ken Fujioka.

A pesquisa da JWT mostra que a realidade aqui é outra; são as mídias sociais que se servem das matérias produzidas pela mídia tradicional, repercutindo-as. 

Para o diretor da JWT Brasil, o principal motivo do baixo grau de influência das mídias sociais no país é a alta concentração dos acessos na internet. "Quanto mais fragmentada a audiência, mais propício é o ambiente para que os blogs sejam influentes”, diz Fujioka. 

Segundo o Ibope, os sete principais portais brasileiros (UOL, Terra, iG, Globo.com, Google, YouTube e Orkut) concentram 75% de todas as visualizações de páginas no Brasil. 

Essa concentração no tráfego de acesso aos grandes portais acaba atraindo investimentos e competência técnica. "Os blogueiros que fazem sucesso no Brasil acabam sendo absorvidos pelos portais, atraídos por um modelo de negócio que funciona", conclui Fujioka. 

A pesquisa da JWT baseou-se na análise de 7.418 matérias veiculadas em 2010 pelo "Jornal Nacional" e as revistas "Época" e "Veja". Na rede social, foram analisadas as ferramentas Google Trends, Google Em Tempo Real e os relatórios anuais do Twitter e Facebook. 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/872488-midias-sociais-sao-pouco-influentes-no-brasil-mostra-pesquisa.shtml

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