sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Chile: ‘astroturismo’ se consolida como grande atrativo

De norte a sul do país há observatórios abertos ao público

Mamalluca: um dos observatórios turísticos mais antigos, situado em Vicuña, na região central do Chile
http://www.campografia.cl/observatorio-mamalluca/

Estrelas se tornam grandes estrelas do turismo chileno. Além de deslumbrantes paisagens desérticas e nevadas, o país andino tem um céu privilegiado e 24 observatórios abertos ao visitante. 

Observar constelações, planetas e crateras lunáticas pode ser o programa ideal para uma noite de verão, como alternativa a lugares de praia iluminados artificialmente.

O “astroturismo” ganha força no Chile, com mais adeptos a cada ano. A atividade não se restringe aos que tem conhecimentos em astronomia. Olhar um céu repleto de estrelas através de potentes lentes já é um espetáculo para qualquer leigo. 

Da região de Antofagasta (no norte) à do Biobío (no sul), são muitas as possibilidades de visitação aos observatórios. A maior parte deles se concentra na região central, nas proximidades de La Serena e Vicuña. 

Um dos mais antigos, o Mamalluca (foto), foi criado por um grupo de amadores da astronomia, que receberam equipamentos doados pelo observatório científico internacional El Tololo, situado perto de La Serena. 

“O Chile concentrará 70% da capacidade astronômica do mundo na próxima década. Um país com tamanho potencial de pesquisa nesta área e uma qualidade de céu excepcional precisa consolidar o turismo astronômico para aproximar este potencial não só do cidadão chileno, como dos turistas estrangeiros”, diz Eduardo Hardy, diretor de uma organização de universidades gestoras de observatórios. 

Não à toa foi recentemente lançado o “Plano Astroturismo Chile”, um projeto governamental para fomentar ofertas nesta área, desde observatórios turísticos, passando por hotéis temáticos, até a realização de atividades para eventos astronômicos especiais, como eclipses. 

Ao visitante que desembarca na capital, não é preciso ir muito longe para desfrutar do astroturismo. Em San José de Maipo, há poucos quilômetros de Santiago, fica o observatório Pailalén, onde é possível combinar astronomia com gastronomia. 

Equipado com modernos telescópios, o Pailalén permite observações diretas espetaculares e dispõe de um restaurante que se transforma num planetário, com diferentes “céus” para ambientar o jantar. 

A sessão de observação sai por 40 dólares ou 65 dólares, se o cliente optar por incluir uma oficina de astrofotografia.

Fonte: Jornal El Mercurio, 22 de janeiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário