Geração elétrica com fontes limpas no país superou em 2 pontos percentuais a eletricidade à base de carvão
FOTO: REUTERS/FRED LANCELOT
https://qz.com/1515608/electricity-from-renewables-topped-coal-in-germany-for-first-time-in-2018
A transição energética alemã rumo a um modelo de baixo carbono segue em ritmo acelerado. Em 2018, pela primeira vez a Alemanha produziu mais eletricidade com fontes limpas do que a partir de centrais a carvão.
Um combo de energia eólica, solar, de biomassa e hidráulica respondeu por 40% da matriz elétrica, ante 38% da eletricidade de origem fóssil gerada em usinas de carvão.
A produção de energia elétrica renovável em 2018 avançou 4,3% em relação a 2017. Os dados foram divulgados pelo Instituto Fraunhofer, com sede em Freiburg.
A principal fonte renovável foi a eólica, onshore (em terra) e offshore (no mar), com uma capacidade instalada de 20,4% do total, seguida pela geração solar fotovoltaica, com 8,4% de participação.
Maior economia da Europa, a Alemanha tem substituído centrais nucleares e a carvão pela geração elétrica à base de fontes limpas, de forma contínua e consistente nas últimas décadas, visando uma redução significativa de suas emissões de carbono.
Sua meta para 2019 é reduzir a emissão de gases de efeito estufa a 40% do que era emitido em 1990 e, até 2050, a 5%.
A participação de fontes renováveis na matriz elétrica do país em 2019 deve superar 40% do total, segundo o grupo de pesquisa do Instituto Fraunhofer.
Embora as condições climáticas no ano passado tenham sido particularmente favoráveis à geração solar, outras alternativas energéticas não poluentes devem ser impulsionadas em 2019, sob a expectativa de condições climáticas similares às de 2018.
Outros países europeus também têm acelerado sua transição energética, tendo em vista a queda no custo das instalações, a expansão da capacidade de estocagem de energia limpa e a operação de redes com 100% de eletricidade renovável por algumas semanas e até meses.
Portugal, por exemplo, superou pela 1ª vez em março do ano passado 100% de sua demanda elétrica mensal com fontes renováveis, e já projeta para 2040 a eliminação total de emissões de carbono na geração de eletricidade no país.
Fonte: https://qz.com/1515608/electricity-from-renewables-topped-coal-in-germany-for-first-time-in-2018
Alemanha largando na frente!!
ResponderExcluir