quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Política ambiental deve priorizar ‘saúde ecossistêmica’, defende idealizador do Projeto Manuelzão

Para Apolo Lisboa, mobilização pela ‘volta do peixe’ abre caminho para tratamento de esgotos e saneamento das cidades 

Apolo Lisboa (de amarelo) e outros participantes do Projeto Manuelzão, no Rio das Velhas, na altura do município de Santo Hipólito (MG), em agosto de 2010
http://www.slideshare.net/agbpeixevivo/projeto-manuelzao-polignano


Apolo Lisboa é um dos idealizadores e fundadores do Projeto Manuelzão (homenagem ao vaqueiro Manuel Nardi, imortalizado em “Grandes Sertões: Veredas”, de Guimarães Rosa), que busca a revitalização completa da bacia do rio das Velhas, o maior afluente do São Francisco.

O projeto é pautado por uma visão integral de saúde, meio ambiente e cidadania; nasceu como atividade de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, onde Lisboa é professor.

Em 1997, ano de fundação do Projeto Manuelzão, a porcentagem de esgoto produzido na região metropolitana de Belo Horizonte, em relação ao coletado (e despejado no rio das Velhas) era zero.  Doze anos depois, este percentual registrou a marca de 68%, como é mostrado no gráfico abaixo. 

Evolução do esgoto tratado em relação ao coletado (%, em azul) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), de 1999 a 2009. FONTE: Copasa  
http://www.slideshare.net/agbpeixevivo/projeto-manuelzao-polignano

“Nossa meta é criar um movimento internacional [pela revitalização] dos rios; na água se vê o reflexo da mentalidade humana e das políticas industrial e agrícola”, disse Lisboa em palestra proferida no último dia 29, no TEDxVilaMadá. 

O TEDxVilaMadá é um movimento independente, sem fins lucrativos, dedicado à divulgação de ideias por um mundo melhor; funciona em uma escola pública no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. 

“É preciso retomar o papel especial das bacias hidrográficas e dos rios, como eixo estruturante de uma política ambiental no Brasil e no mundo”, diz o ativista. A Lei Agrícola brasileira (Lei 8.171/1991) estabelece que a unidade de gestão da área rural é a bacia hidrográfica e, segundo Lisboa, isto não entrou nos debates sobre o novo Código Florestal. 

“O Projeto Manuelzão trabalha com uma visão macro, e [está presente] em todas as escolas da bacia do rio das Velhas; a mobilização social [em torno do projeto] é muito grande e temos relações com governos que querem nos aceitar, prefeituras e empresários; tentamos nos articular com os três segmentos [público, produtivo e sociedade civil]”, declarou Lisboa. 

O médico, professor e ambientalista Apolo Lisboa concluiu sua palestra citando frase do movimento Chiapas, dirigido à classe dominante mexicana: “os nossos sonhos não cabem em vossas urnas”. Assista no vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário