http://www.gizmag.com/sunlight-carbon-dioxide-jet-fuel/31872/pictures#1
Cientistas
do projeto europeu Solar-Jet produziram combustível de avião
a partir de água, dióxido de carbono e energia solar. Um feito inédito que pode
impactar o futuro da aviação.
Os participantes do Solar-Jet – uma parceria entre o meio acadêmico e empresas sediadas na Alemanha e Suíça – exploram a via termoquímica, usando a luz do sol como insumo energético, para produzir combustível líquido à base de hidrocarbonetos.
O
reator solar (foto) utilizado para fabricar querosene representa uma nova
tecnologia baseada na concentração dos raios solares. Tem
um grande potencial para produzir outros tipos de carburante, como o diesel, a
gasolina e o hidrogênio. Uma via promissora para viabilizar meios de transporte
ambientalmente sustentáveis.
“Esta
primeira realização experimental do conceito de ‘querosene solar’ foi um grande
avanço do Solar-Jet rumo à obtenção de combustíveis verdadeiramente
sustentáveis, a partir de insumos virtualmente ilimitados”, disse Andreas
Sizmann (da Bauhaus Luftfahrt), coordenador do projeto.
A
tecnologia desenvolvida pelo projeto Solar-Jet envolve um processo inovador,
pelo qual energia solar concentrada é usada para converter H2O e CO2 em gás de
síntese (mistura de monóxido de carbono e hidrogênio).
Graças
às altas temperaturas geradas no reator solar, materiais à base de óxidos
metálicos percorrem um ciclo de “óxido-redução”, dando origem ao gás de
síntese, que, por sua vez é convertido em querosene pelo método comercial Fischer-Tropsch.
O
reator solar intensifica as trocas de calor por radiação, favorecendo a
ocorrência da reação com uma velocidade suficientemente rápida, essencial para
maximizar a eficiência de conversão da energia solar em combustível, como explicou
o professor Aldo Steinfeld, do instituto ETH Zurique.
O
Solar-Jet foi lançado em 2011 e conta com apoio financeiro da União Europeia. A
próxima etapa do projeto prevê a otimização do reator solar e a avaliação do
potencial técnico-econômico da implementação em escala industrial da tecnologia
de síntese do “querosene solar”. Deve ser concluída em 2015.
Fonte: http://www.gizmag.com/sunlight-carbon-dioxide-jet-fuel/31872/
Fonte: http://www.gizmag.com/sunlight-carbon-dioxide-jet-fuel/31872/
Muito legal!
ResponderExcluir