terça-feira, 8 de junho de 2021

Usina fotovoltaica gigantesca é instalada em barragem de hidrelétrica na Tailândia

São mais de 140 mil painéis solares flutuantes, distribuídos em uma área de 700 mil metros quadrados

Central fotovoltaica instalada na barragem da hidrelétrica de Siridhorn, na província de Ubon Ratchathani (Tailândia)
https://www.reuters.com/business/sustainable-business/thailand-floats-hydro-solar-projects-its-dams-fossil-fuel-supplement-2021-04-20/

Com 70 milhões de habitantes e fortemente dependente de energia fóssil, o país do Sudeste Asiático deu um passo importante em sua transição energética para fontes renováveis.

Aproveitando a superfície livre do reservatório da hidrelétrica de Sirindhorn, no Nordeste do país, 144.417 painéis fotovoltaicos estão sendo instalados para prover uma capacidade de 45 MW (mega-watts) de energia renovável.

A primeira usina fotovoltaica flutuante da Tailândia será uma das maiores do mundo em capacidade instalada. Começou a ser construída em novembro de 2020 e sua entrada em operação está prevista para o final deste mês.

A área ocupada pelos painéis solares equivale a 100 campos de futebol e fornecerá eletricidade para 100 mil pessoas, ou quase a população de Perpignan, cidade do Sul da França de onde este blogueiro escreve.

A instalação dos módulos fotovoltaicos sobre a água tem uma dupla vantagem em relação às instalações no solo: os painéis trabalham a uma temperatura menor e são menos expostos à poeira, fatores que aumentam a eficiência do sistema.

O suprimento de energia da Tailândia é fortemente dependente de usinas de carvão, um combustível altamente emissor de CO2 e outros poluentes atmosféricos nocivos à saúde.

Por isso, a instalação de novas centrais a carvão tem sofrido resistência da população; dois projetos de usinas previstos para a região sul do país foram abandonados em 2018.

A Tailândia visa produzir 35% de sua demanda elétrica a partir de fontes renováveis até 2037, de acordo com as metas do seu atual Plano Desenvolvimento Energético.

Novos projetos híbridos de geração fotovoltaica em hidrelétricas, além de contribuir com as metas de transição energética do país asiático, permitem reduzir os altos custos de sua reserva de eletricidade, dos atuais 40% para 15% da capacidade instalada.

“Quando todos os projetos forem implementados em cada uma das barragens de hidrelétricas existentes, a capacidade instalada com energia solar fotovoltaica será de 2.725 MW”, diz o coordenador do projeto de Siridhorn, Chanin Saleechan.

Fonte: https://www.reuters.com/business/sustainable-business/thailand-floats-hydro-solar-projects-its-dams-fossil-fuel-supplement-2021-04-20/

Nenhum comentário:

Postar um comentário