quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Aquecimento de água com energia solar

Revista Edificar No 2 Jan. 2010

Por Rogério Pinheiro Klüppel

Foi na Paraíba, onde o Sol nasce primeiro, que se realizaram os pioneiros estudos científicos sobre o aproveitamento da energia solar no Brasil. As pesquisas universitárias iniciadas em 1972 ajudaram a consolidar a indústria nacional de aquecedores, hoje com vários milhões de m2 de coletor solar instalados pelos telhados do Brasil.

Hoje em dia, instalar um aquecedor solar de água é a contribuição mais fácil que alguém pode dar ao esforço comum para exorcizar o fantasma do aquecimento global. Num país onde 6% da energia elétrica produzida era destinada ao chuveiro, cada metro quadrado de coletor solar instalado num telhado libera 56 m² de área de represas para gerar eletricidade para outros usos. Já se falarmos de aquecimento a gás, cada metro quadrado de placa coletora permite a economia anual de 55 kg de gás.




Coletores solares planos para aquecimento doméstico                                 (FOTO: Antonio Pralon)




Além das vantagens ambientais o aquecimento solar tem importantes atrativos econômicos, pois segundo a ANEEL, um aquecedor doméstico permite reduzir a conta de energia elétrica em mais de 25% nas residências classe A, enquanto pode chegar até 50%, no segmento de baixa renda. A economia com eletricidade permite o retorno do investimento feito na instalação num prazo inferior a três anos. Como um bom aquecedor solar tem uma vida útil bem superior a dez anos...
Piscinas residenciais ou de uso comunitário também podem ser aquecidas com energia solar. Se bem que o aquecimento de piscinas possa parecer um tanto supérfluo em cidades do litoral como J. Pessoa e Natal, em locais como Campina Grande, Gravatá, Caruarú, Areia e outros, isso se torna uma necessidade para permitir o uso da piscina durante o inverno.

Mas não só os moradores de casas podem usar aquecedores solares. Os condomínios verticais, hospitais e clínicas além dos setores de hotelaria e restauração também podem se beneficiar com o aquecimento solar para a água de banho e cozinha. O aquecedor solar do Restaurante Universitário da UFPB, instalado em janeiro de 2005 economizou ao longo daquele ano uma quantidade de óleo combustível equivalente ao seu custo. Esse é um exemplo do que o setor público tem a ganhar com a modernização dos equipamentos de uso comunitário como hospitais creches e escolas.

É de olho nessa economia de energia que a maioria dos municípios está contemplando o aquecimento solar nos projetos do novo plano habitacional “Minha Casa Minha Vida”.

O preço final de um aquecedor solar residencial varia entre R$ 2.000,00 e R$ 6.000,00 dependendo do tamanho, que varia com o número de usuários e também da qualidade do equipamento. Ao escolher um sistema é bom não esquecer que aqui, como em toda a construção civil, o investimento em durabilidade é amplamente compensado.

O Brasil, com sua enorme extensão de território sob clima tropical, tem muito a lucrar com a difusão do aquecimento solar. No Nordeste esse lucro vem mais rápido, pois aqui um metro quadrado de coletor solar aquece quase o dobro da água que poderia aquecer se fosse instalado num local como Curitiba, ou São Paulo. Na Paraíba, com quase 3.000 horas de sol anuais, um sistema de aquecimento solar pode trabalhar de graça o ano inteiro sem nunca usar o aquecedor de apoio.

Rogério Pinheiro Klüppel é Engenheiro Mecânico formado pela UFPB, com mestrado na PUC/RJ e doutorado no Departement d`Heliophysique da Université de Provence, na França. Foi professor universitário e coordenador do Laboratório de Energia Solar da UFPB. Atualmente, é empresário do setor de energia renovável

“Instalar um aquecedor solar de água é a contribuição mais fácil que alguém pode dar ao esforço comum para exorcizar o fantasma do aquecimento global”

Um comentário:

  1. Professor Rodrigo, indicado por um amigo do Sr. de longa data (Ratmir), gostaria encaminhar uns e-mals sobre o verdadeiro combustível do futuro: Hidrogênio e os novos métodos de sua obtenção. Éspero que seja proveitoso, pois energia elétrica gera poluição na sua matriz e as baterias são "um peso morto" a ser levado e um resíduo tóxico no futuro próximo etc.

    Como posso obter um e-mail para envia-lo? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir