sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Blogs no Brasil: fonte de informação para 28% da população, segundo CNT/Sensus

Pesquisa sobre popularidade do governo revela dados de acesso do brasileiro à blogosfera

http://cursoblogpedagogico.blogspot.com/

Uma pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostrou que 16% dos entrevistados declaram recorrer a blogs de notícias “sempre” e 12%, “às vezes”. Ou seja, quase 2 em cada 7 pessoas em nosso país acessam blogs para se informar.

Entre os entrevistados, 27% dizem estar no Orkut – líder das redes sociais no Brasil – ante 15% no Facebook e 8% no Twitter.

Os dados da pesquisa foram publicados hoje no site de Carta Maior; veja a matéria completa, abaixo.

Blogs são fonte de informação para 28% dos brasileiros, diz pesquisa 

André Barrocal (www.cartamaior.com.br, em 19.8.11)

BRASÍLIA – Os blogs de notícias são uma fonte de informação permanente para 16% dos brasileiros, cerca de 21 milhões dos 135 milhões de eleitores que estavam aptos a votar na eleição do ano passado. Outros 12% da população recorrem à blogosfera “às vezes”, o equivalente a 16 milhões de eleitores.
 

Os dados fazem parte de uma pesquisa periódica sobre a popularidade do governo feita pelo instituto Sensus a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A mais recente edição foi divulgada na última terça-feira (16/08). Foi a primeira vez que o levantamento tentou descobrir os hábitos dos brasileiros na internet.
 

“A blogosfera tem sido crescentemente uma fonte de informação. Vinte milhões de eleitores usando a internet para se informar sempre é muita coisa”, disse à Carta Maior o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes. “Eu, por exemplo, aposentei o jornal escrito”.
 

A pesquisa buscou apurar também a penetração das três redes sociais mais populares no Brasil, as quais funcionam de alguma forma como fonte de informações ou meio de fazê-las circularem. Entre os entrevistados, 27% declararam que têm Orkut, 15%, que têm Facebook e 8%, Twitter. Para Ricardo Guedes, de maneira geral, os números revelam uma penetração “muito expressiva” das redes sociais.
 

A CNT informou, por meio da assessoria de imprensa, que a inserção deste tipo de assunto na pesquisa não teve nenhuma razão especial. Segundo Ricardo Guedes, é importante ter a dimensão do peso da blogosfera e das redes sociais porque elas cada vez mais ajudam a formar a opinião das pessoas e dos eleitores.
 

De acordo com a pesquisa, 25% dos brasileiros (33 milhões de eleitores) dizem usar a internet “diariamente”, enquanto 10% utilizam “alguns dias por semana”. Há ainda 19% que disseram que não tem internet nem em casa, nem no trabalho, mas que pretendem ter nos próximos 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário