domingo, 28 de agosto de 2011

Alemanha: congresso mundial de energia solar reúne 700 especialistas

Inaugurado hoje o maior encontro científico da ISES - Sociedade Internacional de Energia Solar

http://www.research-in-germany.de/dachportal/en/b-pictures/b-research-areas/pics-environmental-and-energy/

Nos próximos cinco dias, em Kassel – região central da Alemanha – pesquisadores, engenheiros, arquitetos, gestores, climatologistas e estudantes dos cinco continentes, representando 66 países, vão debater o futuro da energia solar.

Este é o principal evento da ISES, uma sociedade internacional dedicada à energia solar, fundada em 1954, em Phoenix, Arizona (EUA). Além de organizar congressos, como este mundial e outros regionais, a ISES edita o periódico mais importante da área solar (o Solar Energy) e também uma publicação oficial de seus associados, a revista Refocus.

Não por acaso a Alemanha foi escolhida para sediar esta gigantesca reunião científica; o país é o maior produtor mundial de energia solar. Em 2010, agregou à sua matriz elétrica o equivalente à metade de toda a produção mundial de eletricidade solar: 8 GW (giga watt). Estima-se que até o final de 2011 sua capacidade instalada de origem solar praticamente dobrará.

O país germânico projeta para 2020 uma capacidade de geração elétrica fotovoltaica de 52 GW, quase 10 vezes mais que o previsto para a França (5,4 GW).

Veja no gráfico abaixo a evolução da capacidade instalada de geração fotovoltaica da Alemanha comparada à do resto do mundo.

Evolução da capacidade fotovoltaica instalada (1992-2006)
http://renewableenergy.typepad.com/a_germans_perspective/2008/10/introduction.html

Neste Congresso Mundial da ISES estarão em debate, entre outros temas, coletores térmicos, conversão fotovoltaica, refrigeração solar, arquitetura solar, usinas heliotérmicas, estocagem de energia e cidades solares.

Este blogueiro vai apresentar, em uma das sessões orais do evento, os avanços de sua pesquisa sobre uma central de ar condicionado solar de 20 kW, que utiliza um campo de 120m2 de coletores planos de alta eficiência.

O protótipo está em desenvolvimento no Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

O próximo congresso mundial da ISES será em Cancún, México, em março de 2013 (www.swc2013.org).

Em setembro de 2012, a cidade de São Paulo sediará o IV Congresso Brasileiro de Energia Solar (www.ivcbens.com). Organizam o evento a Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS) e a ISES Brasil.

Um comentário:

  1. There is a chance you qualify for a new government sponsored solar energy rebate program.
    Click here and discover if you are eligble now!

    ResponderExcluir