segunda-feira, 29 de julho de 2013

Eficiência energética: Brasil economizou 60 bilhões de kWh com Procel

Em 2012, uso de equipamentos e dispositivos mais eficazes representou 7,7% de toda eletricidade consumida no setor residencial

http://www.se-faire-des-amis.com/template/amis/images/pi/escalade.jpg

Criado em 1985, o Procel é um programa da Eletrobras que promove o uso eficiente da energia elétrica e combate o seu desperdício.

Só no ano passado, as ações do Procel permitiram uma economia de 9,1 bilhões de kWh, equivalente ao consumo de energia de 4,8 milhões de residências, com base no valor médio mensal de 159 kWh (EPE, 2013).

Os dados são de um relatório da Eletrobras divulgado recentemente e representam um avanço de 36% em relação a 2011. Desde o início das atividades do Procel, em 1986, até o final de 2012, a economia de energia obtida (60,3 bilhões de kWh) corresponde à eletricidade fornecida pela usina de Itaipu (14 GW) durante 42 anos e 6 meses.

A matriz energética brasileira é de fato uma das mais limpas do mundo, mas investir em eficiência energética é garantia de retorno econômico, na medida em que evitam-se novos investimentos em infraestrutura elétrica.

Por exemplo, em 2012, o Procel investiu R$ 72 milhões e seus resultados acarretaram uma economia em custos evitados de R$ 928 milhões, além de ter propiciado uma redução da demanda de ponta (consumo em horários de pico) de 3.458 MW.

Resultados energéticos do Procel no período 2008-2012 (Relatório Eletrobras Resultados Procel 2013 - ano base 2012)

Os resultados energéticos anuais obtidos pelo Procel nos últimos 5 anos representam uma economia de 31,8 bilhões de kWh e uma atenuação média da demanda de ponta de 2.434 MW (gráfico).

A Eletrobras Procel trabalha em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão responsável pela concessão do selo de eficiência. Os primeiros equipamentos a obter certificação foram geladeiras e motores industriais.

Atualmente, 36 categorias de equipamentos são regularmente avaliadas e recebem o selo de eficiência energética; só no ano passado, 44 milhões de equipamentos foram comercializados com o Selo Procel Eletrobras.

Em breve, devem ser incluídos no programa de certificação mais equipamentos, como forno de micro-ondas, ferro de passar e chuveiro; este último representa um elevado consumo de energia nas residências, principalmente em horário de pico.

Um exemplo de evolução em performance energética – resultado do avanço tecnológico impulsionado pelo Procel – é a lâmpada fluorescente compacta (127 V), cuja eficiência média passou de 49% em 1999 para quase 64% em 2012.

Fonte: http://www.eletrobras.com/pci/main.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário