segunda-feira, 18 de maio de 2015

Energia dos mares: 'hidroliana' mais potente do mundo é fabricada na Escócia

Com 2 MW de capacidade, gerador marítimo escocês entra em operação este ano

Hidroliana flutuante, modelo SR2000, fabricada pela empresa escocesa Scotrenewables
http://www.mer-veille.com/energie-hydrolienne/la-turbine-hydrolienne-la-plus-puissante-du-monde-par-scotrenewables-18064814

O conceito de hidroliana da Scotrenewables contrasta com os modelos fabricados pela concorrência mundo afora.

Ao contrário de máquinas concebidas para funcionar no fundo do mar a hidroliana SR2000 da empresa escocesa é flutuante.

O modelo inovador da hidroliana – dispositivo que utiliza a energia cinética de correntes de água para produzir eletricidade – made in Escócia representa um avanço importante no setor de energia marinha, ainda em estágio de pesquisa e desenvolvimento. 

A Agência Internacional de Energia prevê que até meados do século uma capacidade de 750 GW pode ser instalada em mares e oceanos, pelo aproveitamento de correntes, ondas e variações de marés. 

A SR2000 dispõe de um corpo central de 64 m de comprimento e duas “pernas” na sua parte traseira, onde estão conectadas hélices de 16 m de diâmetro (foto), que operam 11 m abaixo do nível do mar. 

A construção da SR2000 começou no final de 2014 e sua entrada em operação está prevista para meados de 2015. A máquina é uma evolução de um protótipo de 250 kW, testado durante dois anos no Centro de Energia Marinha Europeu (EMEC, na sigla em inglês). 

Em seu laboratório situado nas Orcades é possível testar diferentes modelos de turbina hidroliana e hulomotriz (dispositivo que converte a energia das ondas em eletricidade) conectados à rede elétrica. 

“A SR2000 tem o dobro do tamanho do protótipo de 250 kW; é o resultado de 12 anos de desenvolvimento. Ela é crucial para provar que podemos produzir eletricidade de forma competitiva a partir de correntes marítimas”, declarou James Murray, diretor da Scotrenewables. 

O conceito da inovadora hidroliana foi pensado com base em uma constante preocupação de se reduzir custos de operação e manutenção, um desafio maior para o setor de energias marinhas. 

A Scotrenewables é sustentada por um pool de multinacionais do setor energético (os grupos Total, Fred Olson e ABB), que investiram 8,3 milhões de euros no projeto da SR2000, que inclui um programa de testes extensivos no EMEC, de 2 a 4 anos. 

Caso o sucesso dos testes se confirme, a empresa escocesa venderá o projeto a produtores de eletricidade, para que estes se encarreguem do desenvolvimento das instalações no mar. 

A Scotrenewables estima que o custo de uma instalação comercial de 10 MW (de 5 unidades SR2000) chegue a 275 euros o kWh. 

O valor garante rentabilidade aos empreendedores, já que a regulação atual do mercado elétrico – recentemente aprovada no Reino Unido – fixa em 420 euros o kWh hidroliano ou hulomotor, até 2019, o que é o dobro do kWh eólico offshore. 

Com esta política de incentivo à energia marinha, Murray acredita que em cinco anos seja possível se aproximar dos custos de instalação de parques eólicos no mar, graças à economia de escala. 

O advento do modelo SR2000 sem dúvida vai alavancar o desenvolvimento da energia hidroliana na Escócia e países vizinhos, já que o êxito comercial esperado para as máquinas hulomotoras não se confirmou. 

Outra fabricante escocesa de hidrolianas, a Meygen, com sede em Edimburgo, venceu uma concorrência para construir a primeira instalação comercial do país, cuja capacidade prevista para 2016 é de 6 MW e, potencialmente, 398 MW até 2025. 

Fonte: Le Journal des Énergies Renouvelables, No 226, março-abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário