quinta-feira, 25 de junho de 2020

Máquina de Gelo Solar (vídeo)

Entre 2002 e 2006, no Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, foi desenvolvido o projeto –pioneiro na América Latina– de um refrigerador solar para fabricação de gelo, com capacidade de até 10 kg por m2/dia.

Esquema de funcionamento do refrigerador solar: durante a noite (a), um fluido é evaporado (transferido do evaporador ao adsorvedor), produzindo o efeito frigorífico; durante o dia (b), os raios solares incidem no coletor/adsorvedor, regenerando o adsorvente (o fluido é transferido ao condensador, onde se liquefaz).

A máquina utiliza somente energia solar e opera em um “ciclo de refrigeração por adsorção”, de modo intermitente: durante a noite ocorre a produção de frio; durante o dia, o calor do sol regenera o adsorvente confinado em um coletor solar especial, completando o ciclo (figura).

Como não utiliza energia elétrica, o equipamento foi concebido para atender comunidades isoladas do sertão e colônias de pescadores do Nordeste.

Os testes foram realizados em 2003 e os resultados publicados na revista Adsorption (2005).

A Ficha Técnica abaixo traz uma síntese dos resultados obtidos no dia de melhor desempenho do refrigerador solar, no período de outubro a dezembro de 2003, em um dia e noite de céu limpo.

Informa também os parâmetros construtivos e operacionais da máquina, a equipe de pesquisadores e colaboradores do projeto e sua principal fonte de financiamento.


O vídeo que segue mostra a máquina de gelo solar, seus componentes e seu funcionamento durante o dia, quando ocorre a condensação do fluido refrigerante (em um recipiente de vidro). No final, uma reportagem da TV Cabo Branco mostra os primeiros resultados obtidos com o protótipo.


Fonte: https://www.researchgate.net/publication/242196999_Experimental_Evaluation_of_a_MultiTubular_Adsorber_Operating_with_Activated_Carbon-Methanol

2 comentários:

  1. Esse projeto é fantástico! Uma referência no campo da refrigeração solar. Tem que ser mais divulgado.

    ResponderExcluir
  2. O projeto "Máquina de gelo solar" possibilitou o desenvolvimento de um outro protótipo: uma Central de Ar Condicionado Solar. Baseada no mesmo princípio (adsorção), o sistema foi projetado para fornecer uma potência frigorífica de 20 kW, capacidade para resfriar as 4 salas do prédio da Bomba Solar do LES/UFPB. Com financiamento garantido, uma infraestrutura montada e boa parte dos equipamentos instalados (um campo de coletores solares de 120 m2), uma "disrupção endógena" impediu este projeto de avançar.

    ResponderExcluir