Governo americano autoriza execução de projeto de usina termossolar na Califórnia, que vai gerar 1.000 MW
x
x
http://www.energy.ca.gov/sitingcases/solar_millennium_blythe/index.html
O Blythe Solar Power Project é um conjunto de quatro plantas, com capacidade total para abastecer 300 mil residências, a um custo estimado de 6 bilhões de dólares.
É o maior projeto já concebido para geração de eletricidade a partir da conversão térmica de energia solar. Vai ocupar uma área equivalente a quase três mil campos de futebol, no deserto de Mojave.
A tecnologia é a de coletores cilindro-parabólicos (parabolic trough), nos quais os raios solares são concentrados sobre um tubo posicionado na linha de foco dos refletores. Um fluido especial circula por esses tubos e transfere o calor solar para uma corrente de água, que é transformada em vapor a temperatura e pressão elevadas. A partir daí, o processo é idêntico ao de uma usina termoelétrica: o vapor de água aciona uma turbina, que, acoplada a um gerador, produz energia elétrica.
A autorização para a execução do projeto foi concedida no último dia 25 de outubro, pelo Departamento de Interior dos Estados Unidos. As plantas começam a ser construídas no final deste ano e deverão estar concluídas em 2013. A execução da obra vai gerar cerca de mil empregos e mais 220 para a operação e manutenção da usina.
O “potencial verde” da usina solar de Blythe equivale à economia de um milhão de toneladas de CO2 por ano.
Fonte:
O “potencial verde” da usina solar de Blythe equivale à economia de um milhão de toneladas de CO2 por ano.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário