terça-feira, 9 de novembro de 2010

Peru: governo promove campanha popular para exigir dos EUA devolução de relíquias de Machu Picchu

Milhares de peruanos saem às ruas para cobrar reintegração ao país de objetos incas em poder de universidade americana há quase cem anos

Objetos incas do acervo da Universidade de Yale
http://siempremachupicchu.blogia.com/upload/2007piezas-arqueologicas

Várias cidade do país andino - especialmente Cusco e a capital Lima - foram palco de manifestações de rua na semana passada, pela devolução por parte dos EUA de mais de 4.900 peças de um tesouro arqueológico da cultura inca.

As peças foram subtraídas da cidadela de Machu Picchu, entre 1912 e 1916, pelo explorador americano Hiram Bingham. Elas fazem parte do acervo da Universidade de Yale (foto).

Machu Picchu (em quechua "Velha Montanha") é um sítio arqueológico pré-colombiano erguido sobre uma montanha a 2.400 metros acima do nível do mar, no vale do rio Urubamba, a 120 km ao norte de Cusco, antiga capital do Império Inca.

Considerada por estudiosos uma "obra-mestre" de projeto, construção e planejamento urbano, Machu Picchu dispõe de uma infraestrutura que ilustra avanços importantes da engenharia civil, hidráulica e geotécnica, para o período em que foi edificada: 1450 a 1540.

Machu Picchu (FOTO: Antonio Pralon)

O visitante da "cidade perdida dos Incas", como também é conhecida Machu Picchu, vai encontrar uma bela paisagem ao redor da cidadela, erguida diante da Huayna Picchu, a montanha sagrada dos Incas.

Mas no interior do sítio arqueológico, apenas ruinas de moradias, templos e plataformas de estudos astronômicos (foto), além de "andenes" ou terraços agrícolas (foto). Todos os objetos e utensílios foram levados para os Estados Unidos pelo pesquisador de Yale, a caráter de "empréstimo", cujo prazo teria vencido em 1918.

 "Espelhos astronômicos" incas (FOTO: Antonio Pralon)

Andenes de Machu Picchu: técnicas de cultivo em encostas (FOTO: Antonio Pralon)

A primeira ação de estado em prol da devolução do acervo Inca foi em 2002, quando o então presidente Alejandro Toledo a solicitou formalmente ao seu homólogo esdadunidense.

Em 2007 a Universidade de Yale entregou ao Instituto de Cultura do Peru o inventário dos objetos extraídos de Machu Picchu, mas as conversações entre os dois países pela devolução das peças não avançou.

Agora, o presidente Alan García reiterou aos EUA o pedido de devolução das peças, através de uma carta enviada a Barack Obama no último dia 2 de novembro, amparado por forte apoio popular, traduzido nas manifestações de rua por todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário