domingo, 20 de novembro de 2011

Arquitetura solar: Londres terá maior ‘ponte fotovoltaica’ do mundo

Nova estação ferroviária de Blackfriars terá metade de seu consumo elétrico fornecido por 4,4 mil painéis fotovoltaicos

Ponte de Blackfriars, Londres, construída em 1886: antes da reforma e
com o telhado solar (maquete) da nova estação ferroviária 
http://www.flickr.com/photos/80651083@N00/1515488720/
http://wordlesstech.com/2011/10/11/world-largest-solar-bridge-in-london/

A ponte de estilo vitoriano de Blackfriars, sobre o rio Tâmisa, em Londres, que abriga uma estação de trens homônima, deverá se tornar a ponte com maior capacidade de geração elétrica de origem solar do mundo.

No mês passado começaram a ser instalados os 4.400 painéis solares fotovoltaicos (PV) que vão fornecer 50% da eletricidade consumida pela estação de Blackfriars, atualmente em reforma, com inauguração prevista para meados de 2012. 

O novo telhado comportará 6 mil m2 de painéis PV – a maior área de captação solar de Londres – e produzirá anualmente 900 mil kWh (quilo watt hora), evitando emissões anuais de 511 toneladas de CO2 (0,545 kg de CO2 por kWh injetado na rede elétrica, segundo o The Carbon Trust).

A tecnologia fotovoltaica empregada é de alto rendimento; os painéis PV, fabricados pela Sanyo Electric, convertem 21,6% da radiação solar em eletricidade. 

Trata-se de um projeto ambicioso, concebido para dar conta do crescente número de passageiros; ele faz parte das ações de modernização da cidade que será sede dos próximos Jogos Olímpicos.

De acordo com a diretora do projeto, Lindsay Vamplew, “a ponte ferroviária construída na época dos trens a vapor se revitaliza no século XXI, graças à tecnologia solar, tornando-se uma estação emblemática para a cidade”. 

No setor ferroviário, este tipo de cobertura solar não é pioneiro; em junho deste ano entrou em operação um túnel de 3,4 km, na linha de trens de grande velocidade, entre Anvers (Bélgica) e Amsterdam (Holanda), coberto com 16 mil painéis PV, totalizando 50 mil m2 (foto).

PHOTO: AFP/Dirk Waem 
http://ecologie.blog.lemonde.fr/2011/06/07/le-premier-train-solaire-roule-en-belgique/

A energia anual produzida (3.300 MWh) pelo “túnel solar” de Anvers equivale ao consumo médio de mil famílias e permitirá que cerca de 4 mil trens circulem apenas com eletricidade solar, além de ser utilizada para alimentar painéis de sinalização, iluminação e aquecimento de estações ferroviárias belgas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário