Ponte de Blackfriars, Londres,
construída em 1886: antes da reforma e
com o telhado solar (maquete) da
nova estação ferroviária
http://www.flickr.com/photos/80651083@N00/1515488720/
http://wordlesstech.com/2011/10/11/world-largest-solar-bridge-in-london/
A
ponte de estilo vitoriano de Blackfriars, sobre o rio Tâmisa, em Londres, que
abriga uma estação de trens homônima, deverá se tornar a ponte com maior
capacidade de geração elétrica de origem solar do mundo.
No
mês passado começaram a ser instalados os 4.400 painéis solares fotovoltaicos
(PV) que vão fornecer 50% da eletricidade consumida pela estação de
Blackfriars, atualmente em reforma, com inauguração prevista para meados de
2012.
O
novo telhado comportará 6 mil m2 de painéis PV – a maior área de
captação solar de Londres – e produzirá anualmente 900 mil kWh (quilo watt
hora), evitando emissões anuais de
511 toneladas de CO2 (0,545 kg de CO2 por kWh injetado na rede elétrica,
segundo o The Carbon Trust).
A
tecnologia fotovoltaica empregada é de alto rendimento; os painéis PV,
fabricados pela Sanyo Electric, convertem 21,6% da radiação solar em
eletricidade.
Trata-se
de um projeto ambicioso, concebido para dar conta do crescente número de
passageiros; ele faz parte das ações de modernização da cidade que será sede dos
próximos Jogos Olímpicos.
De
acordo com a diretora do projeto, Lindsay Vamplew, “a ponte ferroviária construída
na época dos trens a vapor se revitaliza no século XXI, graças à tecnologia
solar, tornando-se uma estação emblemática para a cidade”.
No
setor ferroviário, este tipo de cobertura solar não é pioneiro; em junho deste
ano entrou em operação um túnel de 3,4 km, na linha de trens de grande
velocidade, entre Anvers (Bélgica) e Amsterdam (Holanda), coberto com 16 mil
painéis PV, totalizando 50 mil m2 (foto).
PHOTO:
AFP/Dirk Waem
http://ecologie.blog.lemonde.fr/2011/06/07/le-premier-train-solaire-roule-en-belgique/
A
energia anual produzida (3.300 MWh) pelo “túnel solar” de Anvers equivale ao
consumo médio de mil famílias e permitirá que cerca de 4 mil trens circulem apenas
com eletricidade solar, além de ser utilizada para alimentar painéis de
sinalização, iluminação e aquecimento de estações ferroviárias belgas.
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