quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Energia solar no mundo: capacidade fotovoltaica deve crescer 24% em 2011

Novo ranking do mercado de instalações PV aponta Itália em primeiro lugar; Brasil nem aparece

http://www.mkoapostoli.gr/default.asp?static=20&id=128 

Segundo o relatório da IMS Research, divulgado ontem, as instalações mundiais de painéis fotovoltaicos (PV) devem totalizar 24 GW (giga watt) ao final de 2011, contra 19 GW em 2010.

No top ten do ranking mundial de instalações PV a Itália é líder, com 6,72 GW de capacidade instalada, seguida de perto pela Alemanha (6 GW). Estados Unidos, China, Japão e França completam as seis primeiras posições (figura).

Destaque negativo para a Europa, que continua reduzindo sua participação no mercado mundial; entre 2010 e 2011, passou de 82% para 68%.

Adaptado de http://www.pvmarketresearch.com/press-release/Global_PV_Installations_to_Hit_24_GW_in_2011_Predicts_IMS_Research/5 

A se confirmar a previsão da IMS Research (mais 24% de instalações PV este ano), não deixa de ser um avanço expressivo da capacidade fotovoltaica mundial, embora entre 2009 e 2010 este aumento tenha sido quase três vezes maior (70%). 

Sobre a quase inexistência de instalações PV em nosso país, veja o que disse (ontem, a O Frio que vem do Sol) um dos maiores especialistas brasileiros em energia solar, o engenheiro da CEMIG Alexandre Heringer Lisboa.

“No Brasil temos 95% do quartzo do mundo (o mais puro minério de silício [matéria-prima básica da indústria de PV]) e um dos maiores níveis de radiação solar; deveria ser o país mais interessado no avanço da energia solar fotovoltaica, já que impulsionaria e agregaria valor tecnológico e financeiro ao silício”. “Mas a miopia de certos governos me arrepia”, conclui Lisboa. 

Voltando aos dados sobre o mercado fotovoltaico mundial, “apesar do crescimento de quase 100% das instalações PV, verificado entre o 1º e o 2º semestre de 2011, o faturamento dos fabricantes foi bem menor, devido aos altos estoques de equipamentos adquiridos anteriormente”, disse Ash Sharma, Diretor da IMS Research. 

Operando desde 1989, a IMS Research é uma das principais empresas de consultoria e pesquisa de mercado para a indústria eletrônica global, com clientes em mais de 50 países. 

Um comentário: