quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ranking latino-americano de universidades: UFPE é a número 1 do Nordeste, seguida por UFBA e UFC

Brasil lidera lista de instituto britânico com 9 instituições entre as 25 primeiras; no NE, a melhor é apenas a 39ª da AL 

UFPE: melhor universidade do Nordeste, segundo ranking QS, e a 39ª da América Latina
http://pedalandoeolhando.blogspot.com.br/2011/05/ufpe-e-mobilidade-individual.html

No ranking do instituto britânico Quacquarelli Symonds (QS), a Universidade de São Paulo (USP) foi classificada  como a melhor instituição de ensino superior da América Latina, entre as 200 avaliadas.

Já no Nordeste, a melhor foi a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), figurando entre as 40 instituições latino-americanas mais bem conceituadas. Na sequência, as federais da Bahia (UFBA), 59ª, Ceará (UFC), 84ª e Rio Grande do Norte (UFRN), 110ª. As da Paraíba aparecem longe no ranking: UFPB (120ª) e UFCG (121ª).

O ranking QS leva em conta os seguintes quesitos: reputação acadêmica das universidades e dos seus profissionais, artigos publicados, relevância das pesquisas na internet, tamanho e quantidade de alunos da universidade.

Além da USP, oito universidades brasileiras aparecem entre as 25 melhores da América Latina. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é 3ª colocada, seguida das federais do Rio de Janeiro (UFRJ), 8ª, Minas Gerais (UFMG), 13ª, Rio Grande do Sul (UFRGS), 14ª, São Paulo (Unifesp), 15ª, Universidade Estadual Paulista (Unesp), 17ª, PUC-Rio, 18ª e Universidade de Brasília (UNB), 25ª.

Apenas outros quatro países aparecem com universidades posicionadas entre as 25 primeiras: México (5), Chile (4), Argentina (4) e Colômbia (3).

Em relação ao ranking de 2011, o primeiro do QS exclusivo para a América Latina, as sete melhores instituições brasileiras mantiveram suas posições, quatro subiram, uma permaneceu onde estava e duas recuaram. A UFRJ avançou 11 posições, a Unifesp 12, a PUC-Rio 3, a UFMG 2 e a UFRGS manteve-se no 14º lugar. Perderam posições: Unesp (1) e UNB (13). 

Já no âmbito do Nordeste, todas pioraram o seu desempenho relativo no último ano: a UFPE caiu 6 posições, a UFBA 17,  a UFC 8 e a UFRN 13. As federais da Paraíba (UFPB e UFCG) melhoraram: subiram 55 e 56 posições, respectivamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário