sábado, 1 de novembro de 2014

Leilão pioneiro garante ao Brasil 1 GW de capacidade instalada com energia solar

Eletricidade solar foi contratada a preços dos mais baixos em termos mundiais

http://www.rts.ch/info/suisse/3737200-swissolar-voit-grand-en-matiere-d-energie-solaire.html

O leilão de energia de reserva realizado ontem pela Aneel foi considerado um “marco” no setor elétrico nacional. 

Além de registrar o recorde de 104 rodadas, o certame efetivou pela primeira vez a contratação de projetos de geração solar, que devem injetar na rede elétrica quase 890 MW.

O mercado esperava que neste leilão fossem contratados entre 500 MW e 1.000 MW, com pequeno deságio, devido a incertezas quanto ao suprimento de equipamentos solares por fabricantes nacionais. O deságio acabou sendo expressivo: cerca de 18%. 

No Brasil só uma empresa fabrica módulos fotovoltaicos e alguns componentes das usinas são importados. Fabricantes internacionais aguardavam o resultado do leilão para definir a instalação de indústrias no país. 

Os leilões de energia de reserva (LER) servem para aumentar a garantia física do sistema elétrico nacional. As fontes renováveis contempladas neste último foram a eólica, a solar e a biomassa. 

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), foram cadastrados 1.034 projetos, sendo 626 eólicos, 400 de solar fotovoltaico e 8 de termelétricas a biogás e resíduos sólidos urbanos. 

Foram negociados 15,9 bilhões de reais em contratos de energia solar e eólica, com duração de 20 anos. Nenhum projeto de geração a base de biomassa foi contratado neste LER. 

A capacidade instalada dos projetos contratados no leilão de ontem somam 1.817 MW, dos quais 769 MW são de empreendimentos em energia eólica. 

As usinas solares vencedoras devem produzir eletricidade a partir de 2017 e serão instaladas em 7 estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 

A energia gerada a partir do sol, contratada ao preço médio de R$ 215 por MWh, “coloca o Brasil como uma das fronteiras da expansão da energia solar no mundo”, disse o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim. 

Ele afirmou que o preço da energia solar neste LER pode servir de referência para futuras propostas. À medida que se consolida no país o desenvolvimento da geração solar, os preços tendem a sofrer uma trajetória de queda, concluiu o presidente da EPE. 

A meta de capacidade instalada para a fonte solar até 2023 havia sido fixada originalmente em 3,5 GW, mas pode ser revista para cima, como deixou a entender Tolmasquim em entrevista coletiva. No mesmo horizonte de tempo, a EPE estabeleceu quadruplicar a capacidade eólica instalada. 

Recentemente, o Brasil ficou em 9º lugar no ranking de países mais atraentes para investimentos em fontes de energia limpa, elaborado pela consultoria EY. 

Há muito tempo que a matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo, tendo como carro-chefe a fonte hídrica. O inédito leilão de ontem foi um passo importante rumo à diversificação de nossa matriz elétrica. 

O aproveitamento de novas fontes renováveis – como a solar – vai tornar o país menos vulnerável aos efeitos do aquecimento global, que nos últimos anos tem afetado regimes hidrológicos e requerido o uso de termelétricas poluidoras. 

Um comentário:

  1. Entramos definitivamente na era da energia solar fotovoltaica comercial. Os preços irão abaixar ainda mais. Agora precisamos avançar rumo à termelétrica solar.

    ResponderExcluir