quinta-feira, 9 de junho de 2011

Europa vai importar eletricidade gerada em usinas solares e eólicas no norte da África

Projeto prevê construção de centrais termossolares e parques eólicos no Marrocos, com capacidade total de 4 GW até 2020

Engenheiro marroquino entre fileiras de concentradores da usina de Ain Beni Mathar
http://msnbcmedia.msn.com/i/MSNBC/Components/Photo/_new/pb-110531-solar-power-02.jpg&imgrefurl=

É no Saara marroquino que serão instaladas as primeiras usinas a base de fontes renováveis, que vão gerar eletricidade para países europeus. Há um ano, foi inaugurada a usina termelétrica híbrida de Ain Beni Mathar, no Nordeste do país, que gera 20 MW (mega watt) de origem solar, mais 452 MW produzidos a partir da combustão de gás natural.

A tecnologia solar utilizada é a de concentradores cilíndrico-parabólicos (parabolic trough). Um campo de concentradores dispostos em fileiras captam os raios solares e transferem essa energia em forma de calor para um fluido especial que circula dentro de um tubo posicionado no foco da parábola. O fluido chega a atingir 400oC, e então aquece a água de um circuito que dispõe de uma turbina acoplada a um gerador elétrico.

A energia produzida pela usina de Ain Beni Mathar responde por 13% de todo o consumo elétrico do Marrocos; o país tem uma enorme disponibilidade de radiação solar e um grande potencial eólico, e pretende servir de “vitrine de ponte” para o transporte de eletricidade limpa da África para a Europa.

Usina híbrida (solar-gás) de Ain Beni Mathar, no Saara marroquino
http://www.greatenergychallengeblog.com/wp-content/uploads/2011/05/thermosolar.jpg&imgrefurl=

Até 2020, o país magrebino deverá dispor de uma capacidade de 2.000 MW de centrais termosssolares instaladas em cinco localidades, mais 2.000 MW gerados por parques eólicos, “impulsionando o desenvolvimento tecnológico e industrial dessas regiões e gerando cerca de 50 mil postos de trabalho qualificados”, diz a Agência de Energia Solar do Marrocos.

Um projeto europeu (Desertec) vai propiciar a construção de uma primeira usina solar, de 500 MW, em Ouarzazate – prevista para entrar em operação em 2015 – com o objetivo de exportar para a Alemanha a maior parte da energia produzida.

Até o final do ano, será implementada uma experiência-piloto de transferência de eletricidade do Marrocos para a França, por meio de uma linha de transmissão submarina de 1.400 MW que liga o país africano à Espanha.

A meta do Desertec (um consórcio de países europeus, Egito e Arábia Saudita) – até o final das próximas quatro décadas – é prover 15% da demanda elétrica da Europa com energia importada de centrais solares e eólicas instaladas no Saara do norte africano.  O custo total do empreendimento deve chegar a 400 bilhões de euros, segundo estimativa divulgada pelo Le Monde no último dia 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário