quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aquecimento solar em 20% de residências do Sudeste permitiria economia de 400 MW anuais, diz EPE

Energia poupada seria equivalente à capacidade de uma hidrelétrica de porte médio e adiaria investimentos de R$ 1,4 bi na expansão da matriz elétrica

Adaptado de http://ecogenerator.blogspot.com/2011/06/first-polymer-solar-thermal-device.html&usg=

De acordo com a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, de junho de 2011, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o uso combinado de aquecimento solar com chuveiro elétrico em 1/5 das residências de SP, RJ, MG e ES levaria a uma economia de eletricidade importante: cerca de 0,4% de toda a capacidade instalada (110 GW) ou 1/3 de uma Belo Monte até o final da década.

O significativo consumo residencial de energia não se observa apenas na região mais desenvolvida do país, é um fenômeno nacional. Dados do IBGE, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mostram que em 2009 quase 96% dos domicílios brasileiros tinham televisão, 93% geladeira e quase metade deles tinham lavadora de roupas.

Se por um lado o aumento do poder aquisitivo da população e da oferta de crédito fez crescer o consumo de eletrodomésticos, por outro lado houve uma economia do consumo energético, por conta de equipamentos mais eficientes disponíveis no mercado. “Parte do ganho de eficiência é consumida com aumento do conforto e do uso dos serviços oferecidos [pelos equipamentos], o que significa que não haverá necessariamente redução no consumo de energia, ou pelo menos não na proporção que poderia sugerir o aumento da eficiência”, diz a resenha da EPE.

O consumo domiciliar mensal médio era de 180 kWh (quilo watt hora) até a crise do apagão de 2001, quando recuou quase 30%. Uma casa com dois cômodos, mais cozinha e banheiro, uma geladeira simples, uma televisão, um ferro e um chuveiro elétricos e três lâmpadas eficientes tem um consumo mensal médio de 110 kWh. Na região Nordeste, este foi quase o consumo residencial médio em 2010, diz o comunicado.

Com a recuperação da economia nos últimos oito anos, o consumo nacional médio atual é de 155 kWh por mês. Segundo a EPE, uma das possibilidades para reduzir parte deste consumo nos domicílios é “o uso de aquecedores solares híbridos de água para banho, que combinem as vantagens do aquecimento solar direto da água com as vantagens do chuveiro elétrico”.

Os cálculos da EPE para chegar aos números da economia de energia com o uso do chuveiro híbrido leva em conta uma pesquisa de 2005, do Procel, cujos dados mostram que no Sudeste 91% das residências dispunha de chuveiro elétrico e, deste universo, 7% estariam sempre desligados. Outras informações consideradas foram: potência de regulagem (modo verão ou inverno), duração média do banho e quantidade de horas de sol disponíveis no ano.

Chegou-se, então, ao valor de 33 kWh de economia mensal de eletricidade com o uso do chuveiro híbrido, o que equivale a uma redução de 19% no consumo médio mensal de uma residência da região SE. Extrapolando para 20% dos domicílios e multiplicando por 12 meses, chega-se à economia anual de 400 MW. Se esta capacidade fosse gerada por uma termelétrica a gás natural, a atmosfera deixaria de receber 1,3 milhão de toneladas de CO2 a cada ano, segundo a EPE.

Fonte: http://www.epe.gov.br/ResenhaMensal/20110628_1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário