sexta-feira, 3 de junho de 2011

‘Facebook’ e ‘Twitter’ proibidos na TV francesa

Conselho de audiovisual da França considera que citar nomes de redes sociais no ar é o mesmo que divulgar marca de um produto qualquer

Laurence Ferrari, âncora do jornal das 20 horas da TF1
http://www.businessinsider.com/facebook-and-twitter-banned-from-french-airwaves-2011-6

A decisão do Conselho Superior do Audiovisual (CSA) da França – de proibir a citação das redes sociais americanas Facebook e Twitter em programas de rádio e TV – surpreendeu apresentadores e âncoras e gerou polêmica no país.

O CSA evocou um decreto de 1992 que proíbe a publicidade clandestina; em sua decisão, no último dia 27, o Conselho declara que “a chamada ao público para visitar os programas em redes sociais sem citá-las nominalmente tem caráter informativo, mas mencionar seus nomes é propaganda”, o que contraria o tal decreto.

O jornalista e criador do LePost.fr, Benoît Rafaël, critica a decisão do CSA; para ele, “ou não sabem o que é e para que serve uma página Facebook, ou se trata de uma surpreendente má fé”.

"Antes de serem marcas, Twitter e Facebook são espaços públicos onde mais de 25% da população francesa conversam e trocam informações", ressalta Benoît.

Ele lembra a citação dos Twitter dos media no noticiário recente sobre o episódio que abalou a França – o “caso DSK” (prisão do ex-diretor francês do FMI em Nova Iorque) – sem os quais teria sido impossível a cobertura dos acontecimentos em tempo real.

O blogueiro francês ironiza a atitude do CSA, sugerindo que a partir de agora o público seja advertido pelo noticiário de forma lúdica, “sigam acompanhando em tempo real pela plataforma que permite difundir mensagens em até 140 caracteres”.

Fonte: http://benoitraphael.com/2011/05/28/facebook-et-twitter-letrange-decision-du-csa/

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