domingo, 12 de junho de 2011

Avião experimental Solar Impulse fracassa em vôo de Bruxelas a Paris

Aeronave solar sofre problemas em série e retorna três horas após decolagem

http://www.solarimpulse.com/blog/blog.php?lang=en&group=media

O maior avião solar do mundo – que há um mês realizou com sucesso seu primeiro vôo internacional (entre a Suíça e a Bélgica) – precisou retornar ao aeroporto da capital belga, de onde havia decolado no final da tarde de ontem rumo a Paris.

O Solar Impulse deveria aterrissar no aeroporto francês de Le Bourget por volta da meia-noite, mas foi impedido por uma série de problemas técnicos durante o vôo.

A aeronave é a convidada de honra do 49º Salão Aeroespacial Internacional de Le Bourget, nas proximidades de Paris, que acontece de 20 a 26 deste mês.

Além de enfrentar condições meteorológicas adversas durante a decolagem, o mecanismo de retração do trem de pouso falhou, criando um “freio [aerodinâmico], que aumenta o gasto energético do avião”, declarou a equipe do Solar Impulse em seu blog.

Este freio imprevisto provoca uma grande redução da velocidade, que deveria ser – nas duas primeiras horas de vôo – de 56 quilômetros por hora, para 31 km/h.

“Devido à diminuição da energia das baterias, e como não há pista de pouso no meio do trajeto, preferimos que o avião desse meia-volta para não por em risco a vida do piloto [André Borschberg]”, disse o porta-voz da equipe.

O mentor do revolucionário avião, o psiquiatra e aeronauta suíço Bertrand Piccard, disse que “faltaram algumas peças do quebra-cabeça, mas ganhamos experiência, já que nunca tínhamos enfrentado tais condições meteorológicas; não devemos esquecer que o objetivo maior [do projeto Solar Impulse] é dar a volta ao mundo”.

Daqui a uma semana, se o tempo ajudar, o Solar Impulse fará uma nova tentativa de alcançar pelos ares o aeroporto de Le Bourget, para ocupar seu lugar no famoso salão aeroespacial.

Fonte: http://www.lesechos.fr/entreprises-secteurs/infos-generales/science-environnement/afp_00351566-l-avion-experimental-solar-impulse-echoue-a-rejoindre-le-bourget-175466.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário