sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Eficiência energética: Aneel contabiliza economia anual de 1,82 milhão de MWh

Aquecimento solar, gestão de energia municipal e co-geração foram principais responsáveis por redução do consumo

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=4573&id_area=90

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou no último dia 5 um balanço da implantação de projetos de eficiência energética pelas distribuidoras de energia, no período de março de 2008 a junho de 2011.

A economia anual média registrada equivale ao dispêndio energético de 1 milhão de unidades consumidoras, considerando um consumo unitário mensal de 150 kWh (quilo-watt-hora).

A implementação dos projetos possibilitou, ainda, uma redução na taxa de consumo elétrico no horário de pico (entre 18 e 21h) em torno de 612 kW.

Pelos contratos de concessão e permissão assinados pelas distribuidoras de energia e a Aneel (segundo a Lei 9.991/2000), as empresas são obrigadas a aplicar anualmente um mínimo de 0,5% de sua receita operacional líquida no combate ao desperdício de energia elétrica, conforme estabelece o Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição (PEE).

Quase 500 mil geladeiras mais eficientes substituíram antigos aparelhos e 14 milhões de lâmpadas fluorescentes compactas (de baixo consumo) foram instaladas no lugar das incandescentes.

Em pouco mais de três anos foram instalados, em números redondos, 65 mil sistemas de aquecimento solar, 2,9 mil painéis fotovoltaicos e 65 mil recuperadores de calor industrial.

A figura abaixo mostra a distribuição dos tipos de projeto de eficiência energética implementados no período.

Projetos apresentados à Aneel (março 2008 a junho 2011) 
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=4573&id_area=90

Em termos de investimentos, destaque para projetos em setores de baixa renda, responsáveis por 64% do total previsto.

Além de contribuir para reduzir o consumo elétrico no país, os projetos de eficiência energética provocam um adiamento de novos investimentos na expansão da oferta.

Uma aliada importante do PEE – para fazer avançar a eficiência energética no Brasil – é a adoção da norma internacional ISO 50.001, criada para privilegiar o consumo consciente de energia no setor produtivo. 
 
Fonte: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=4573&id_area=90

2 comentários:

  1. Pralon,

    Gostei muito do seu blog, trabalho também com meio ambiente, mas especificamente com projetos de gerenciamento de risco ambiental em comunidades.

    aqui vai o site da OSCIP da qual faço parte:

    www.participare.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Só agora vi seu comentário e pude entrar no site da Participare. Muito interessante!

      Excluir