segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Aquecimento global: qual a importância da COP26 e o que esperar dela?

Próxima conferência mundial sobre o clima acontece dias após anúncio do aumento recorde da concentração de CO2 atmosférico; o que esperar concretamente dos países mais poluidores?

IMAGEM: Getty/BBC https://www.bbc.com/afrique/monde-58970767

Às vésperas de mais uma cúpula climática global, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou nesta segunda-feira (25) que a taxa de aumento anual do CO2 equivalente despejado na atmosfera em 2020 foi “superior à média da última década”; sua concentração superou a marca de 413 ppm (partes por milhão).

Apesar da pandemia de Covid-19 ter reduzido drasticamente a atividade econômica no ano passado, a quantidade de gases de efeito estufa -responsáveis pelo aquecimento global- emitidos atingiu 149% do nível pré-industrial, ou seja, uma concentração 2,5 vezes maior do que há 150 anos.

Embora as emissões de carbono tenham sido 5,6% menores em 2020, por conta dos efeitos recessivos da economia global, a taxa de crescimento anual da concentração de CO2 foi maior que a média do período 2011-2020, diz o estudo da agência da ONU para o clima divulgado hoje.

A última vez que a Terra registrou concentrações de CO2 próximas de 400 ppm foi há cerca de 3 a 5 milhões de anos, quando a temperatura do planeta era 3 oC maior do que em 1850 e o nível do mar 10 metros mais alto, diz o relatório da OMM.

A OMM afirma que a elevação de temperatura até 2100 deve ficar acima do limite estabelecido no Acordo de Paris. “Teremos um aumento de temperatura no final do século muito além de 1,5 oC a 2 oC acima dos níveis pré-industriais”, afirma o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Neste contexto, o que podemos esperar da próxima cúpula climática global? A Conferência das Partes (COP) é uma conferência anual que reúne representantes de 197 nações para discutir a mudança climática e as estratégias que os países devem adotar para combatê-la. Sua próxima edição, a 26ª, será realizada em Glasgow (Escócia) de 1 a 12 de novembro deste ano.

Como parte de uma Convenção Permanente das Nações Unidas, a COP constitui um tratado internacional firmado pela quase totalidade dos países e territórios, que visa limitar o impacto da atividade humana sobre o clima.

A COP26 tem o peculiar objetivo de avaliar o balanço das metas assumidas pelos países -especialmente os mais poluidores- na COP21, realizada na França em 2015, ao que se chamou Acordo de Paris e foi considerado pela ciência um xeque-mate para a humanidade, uma espécie de ultimato para se evitar uma catástrofe climática.

O Acordo de Paris consiste, em síntese, de um alerta sobre as consequências desastrosas para o planeta, caso a temperatura se eleve além de 1,5 oC até o final do século, em relação ao nível pré-industrial: a Terra estaria sujeita a uma quantidade significativa de alterações irreversíveis. Quanto às metas assumidas no acordo, até o momento elas estão longe de serem cumpridas.

Segundo consta do relatório da OMM, a evolução incessante da temperatura global pode desencadear uma intensificar a liberação de gases poluentes por fontes naturais, o que torna o desafio da COP26 ainda mais crucial e urgente: adotar medidas eficazes para frear as emissões antrópicas.

Um dos gases com maior potencial de “forçagem radiativa” (de efeito estufa) é o metano (CH4). Estima-se que as atividades humanas sejam responsáveis por 60% das emissões de CH4, o restante seria produzido por microrganismos em ecossistemas pantanosos. A concentração atmosférica de CH4 atingiu em 2020 seu maior valor desde 2007.

Nunca é demais lembrar que os maiores impactos da crise climática recaem sobre os países mais pobres, como diversas nações insulares que correm o risco de submergir, aquelas sujeitas a secas prolongadas e ondas de calor -causadas pelo aquecimento global- que comprometem a produção agrícola e a segurança alimentar de suas populações.

Mais de uma centena de países em desenvolvimento já formularam algumas demandas a serem apresentadas na COP26, voltadas aos países mais ricos e poluidores, tais como: suporte financeiro para capacitá-los a enfrentar e se adaptar à mudança climática; compensações para mitigar os efeitos sobre a disponibilidade de água; e investimentos a fundo perdido para acelerar a transição de suas economias para uma produção de bens e serviços de baixo carbono.

Uma outra questão que deverá ser colocada na mesa da COP26 é encontrar a melhor forma de gerenciar o mercado de créditos de carbono, um mecanismo que permite cobrar de países poluidores por suas emissões em favor daqueles que investem em economias mais verdes. Mas é preciso uma gestão eficiente, para impedir que isto se torne uma “licença para poluir ou desmatar” por parte de poderosos conglomerados empresariais.

Diante da situação de absoluta “urgência climática”, não se pode esperar das nações protagonistas da Cop26, especialmente aquelas mais poluentes, metas de médio e longo prazos que não sejam ambiciosas e audaciosas.

Em grandes linhas, os cinco desafios da CP26 são: 1) apresentar planos efetivos de redução da emissão de gases de efeito estufa até 2030; 2) dissipar os entraves que limitaram ou suspenderam a efetivação dos compromissos, como por exemplo, as negociações de aporte financeiro para prevenir o deslocamento de populações afetadas por impactos climáticos; 3) abastecer o Fundo Verde para o Clima, criado para ajudar países em desenvolvimento a enfrentar o aquecimento global, o qual deveria contar com 100 bilhões de dólares até 2020; 4) propor novas estratégias de adaptação e reforço da resiliência aos efeitos da mudança climática; e 5) apresentar um plano concreto para descarbonizar a economia mundial, que permita alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Fontes: https://www.bbc.com/afrique/monde-58970767

https://canaltech.com.br/meio-ambiente/aumento-da-emissao-de-gases-de-efeito-estufa-em-2020-e-o-maior-da-ultima-decada-199741/?fbclid=IwAR2pZEluXzuDAQbH_3SACvDKdH1uMJ5hfek0v3hAarKm8nwpYvzUlfjShrI

https://www.wedemain.fr/dechiffrer/quels-sont-les-5-grands-enjeux-de-la-cop26/

https://www.wedemain.fr/dechiffrer/quels-sont-les-5-grands-enjeux-de-la-cop26/

Nenhum comentário:

Postar um comentário